segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Vestir-se com elegância: Para acabar com todas as dúvidas e evitar deslizes na hora de se vestir.



Se você conta com a sorte ao abrir o armário e separar a roupa que vai vestir, saiba que a marcação feminina é cerrada. De nada adianta acertar a mão em algumas situações e errar feio em outras.

Uma mãozinha dos vendedores (ou das vendedoras) das lojas de moda masculina pode tornar a missão de escolher o modelo, optar pelas cores e acertar no tamanho em tarefas mais simples. Afinal, contando com um time de peso dentro do guarda-roupa, fica mais difícil tropeçar. Longe dos especialistas no assunto, porém, combinar as peças pode virar um tormento.

Para acabar com todas as dúvidas e evitar deslizes na hora de se vestir, o Minha Vida conversou com Paulo Mattos, coordenador de produtos da VR Menswear, renomada grife que se destaca em alfaiataria clássica e contemporânea. Com as dicas exclusivas desse profissional do mundo fashion, seu sucesso ao compor uma aparência alinhada está garantido.

1. Acerte os botões

O primeiro passo para fugir da deselegância é ficar de olho nos botões da camisa. "Com uma camisa mais formal (social sem gravata), desabotoe somente o primeiro botão do pé de gola. No caso de uma camisa ou situação informal, você pode desabotoar até o segundo botão", diz Paulo.

2. Dentro ou fora?

Camisa social de algodão com calça reta social de lã, por exemplo, deve ser usada sempre por dentro da calça. "Inclusive, este tipo de calça possui uma fitinha de silicone no cós, que ajuda a segurar a barra da camisa". Por outro lado, "existe um grupo de camisas mais urbanas chamadas de slin-fit, mais ajustadas, em padronagens mais marcantes que as sociais clássicas e que são apropriadas para serem utilizadas para fora da calça. Podem ser usadas com calças retas, chinos ou jeans".

3. Na medida certa.

Para não comprometer todo o visual por causa de alguns centímetros a mais ou a menos nas mangas da camisa ou na barra da calça, o coordenador de produtos da VR Menswear dá a dica: "com os braços esticados lateralmente ao corpo e as mãos relaxadas, veja se a barra da camisa repousa no final do punho. A barra da calça deve encostar na linha inicial do cadarço". Outro detalhe é o comprimento da gravata. De acordo com Paulo, para acertar no tamanho do acessório, é só notar se, após dar o nó tradicional, a ponta está alinhada logo acima do cinto. "Exceda, no máximo, um centímetro acima do cinto".

4. Fuja dos bolsos volumosos.

Além de somarem pontos negativos a qualquer produção, carteiras muito cheias, chaves e celular dentro dos bolsos traseiros ou laterais, danificam as roupas. "Para esta situação, foram criados inúmeros tipos de pastas e bolsas (laterais, envelopes) que valorizam o visual masculino. Celulares e chaves devem ser carregadas nos bolsos frontais apenas em pequenos percursos", diz o especialista em moda.

5. Elas também aparecem.

Componente importante na formação de um visual impecável, a escolha das meias, muitas vezes, passa despercebida pelo público masculino. A lição é: separe os pares brancos para serem usados apenas com tênis. Nas outras situações, "as meias pretas servem para quase todas as combinações escuras", refere-se Paulo à cor do sapato e do costume que estiver acompanhando. Quanto ao tamanho, as ¾ ainda são as mais indicadas.

6. E o cinto?

"Parece formal demais, mas cinto, sapato e pasta ainda podem ser combinados quando forem pretos ou quando forem marrons", ressalta Paulo. Ele diz que para o estilo social, o couro box (brilhante) é o ideal. Para o casual, cintos em couros lixados ou em cadarços coloridos ficam ótimos com o jeans ou chinos.

7. Armadilha à vista.

Se não forem escolhidos cuidadosamente, os sapatos podem se destacar negativamente. Segundo Paulo, sapatos mais chiques são os de couros finos e brilhantes como o cromo alemão. Para um look mais despojado, existem inúmeras alternativas, como os sapatênis mais urbanos, outros mais arrojados com couros recortados e design moderno. "Já calçados com solados anatômicos e confortáveis, como as sandálias e os chinelos de couro são novidades e podem ser combinados com jeans e bermudas".

Afinal de contas, o que usar, quando e como?! Entenda o que se pede ou não nos convites para as mais diversas ocasiões.

Jeans

Cuidado ao usar o jeans. A composição de jeans e camiseta é básica. Quando se usa um jeans, a maior preocupação é calçar os sapatos certos. 0 ideal é usar tênis ou dock-sider, ou sapatos de estilo esportivo. Tênis e meias brancas vão bem com jeans.
A calça jeans pode ser usado com um blazer desde que com cimiseta ou camisa em estilo mais esportivo. Quando usar camiseta, prefira branca sem estampa.

Vestir-se de Noite

Sempre prefira as roupas escuras para a noite e as claras para o dia. Existem peças de roupas adequadas para ambos os períodos. Com blazer, por exemplo, é possível sair à noite com uma calçã bege, que sozinha seria mais adequada para o dia. Para uma visita formal, contudo, prefira o blazer com calça cinza.

Nó na gravata

O nó simples: O grande clássico dos nós de gravata. É o nó mais utilizado. É simples de fazer e de desfazer. É perfeito para a maioria das gravatas e para quase todos os colarinhos de camisa.
No fim, para obter o nó simples, é necessário que:
- o nó esteja em harmonia com o colarinho da camisa. Ele não deve estar nem muito escondido nem muito afastado do colarinho.
- a parte mais larga da gravata (mesmo antes da "ponta mais larga") se situe ao nível da cintura.


O nó simples duplo é parecido com o nó simples; a única diferença é que tem uma segunda volta, uma segunda laçada.
Este nó é ideal para os homens com menor estatura. É perfeito para os colarinhos italianos e gravatas ligeiramente finas. É simples e rápido de fazer.


O nó inglês, cuja moda foi lançada pelo duque do Windsor, é um nó dotado de um charme muito britânico.
É volumoso e usa-se com colarinhos muito abertos (por exemplo, os colarinhos italianos) e gravatas muito finas. O nó deve estar completamente simétrico para ser bem feito.
È extremamente complicado de fazer.


O nó francês é menos grosso e mais fácil de fazer do que o nó inglês. É ideal para as gravatas estreitas, as sedas finas e os colarinhos abertos.


O nó pequeno, como o próprio nome indica, é pequeno e é apropriado para as gravatas grossas (por exemplo, em seda tecida ) e colarinhos estreitos.
Não se esqueça de voltar uma parte da gravata 180 graus (consulte o esquema indicado).
Este nó é muito fácil de executar.


O nó cruzado, utilizado com gravatas finas, é um nó muito elegante, mas é extremamente complicado de pôr em prática.



0 Black-Tie

é traje de gala e o mais sofisticado dos looks. Não dá para inventar sob risco de cometer um erro fatal.

0 smiking pode ser clássico com 1 botão e gola de bico ou o moderno modelo de 3 botõs com gola social. Já está despontando o modelo de 4 botões conhecido como Smoking Europa. Gola xale, nem pensar. A camisa dever ser a rigor plissada e a gola pode ser social o do tipo "vovô" (mais usada). A gravata recomendada é a borboleta e a faixa dever ser sempre na cor da mesma. Se no convite contar "Black-Tie" (rigor absoluto) a gravata tem que ser obrigatoriamente preta. Temos observado algumas tendências para a gravata social preta como acontece na entrega do Oscar e em algumas festa nos Estados Unidos.

Cuidado com as calças com faixa em cetim nas laterai para não ficar parecendo com os garçons. Isto não se usa mais há muito tempo, mas têm aparecido em algumas fotos em editoriais de revista de moda. Não tem coisa mais antiga remetendo-nos até mesmo aos extintos lanterninhas dos cinemas. Os sapatos agora devem ser lisos e prefira os clássicos em verniz. Sapatos de amarrar não têm nada a ver com smoking. Faça a diferença optando por trajes diferenciados e caprichando nos pequenos detalhes como obotoaduras, relógios, barba e cabelos bem feitos. Lance mão do gel e dos perfumes, sem exagero.

Quando usar: Bailes, recepções, banquetes, casamentos formalíssimos e comemorações especiais quando constar no convite.

Summer ou Dinner Jaquet

Uma opção par aos dias quentes de verão é o paletó branco de summer ou dinner acompanhado de gravata borboleta, faixa e calça pretos. Agora vale a gola xale para o paletó do summer, mas para o dinner a gola é de bico. Muitos fogem desta alternativa porque acham que ficariam parecidos com um garçom (não é pior do que calça com lista de cetim), mas é uma opção chique e elegante usada por muita gente famosa. Ideal para festas à beira da piscina em hotéis de luxo ou no campo, quando se quer dar um otque de extrema elegância. Se no convite não constar estes trajes, tenha cuidado, e, na dúvida prefira o preto, pois é bem mais seguro.

Festa com Traje Social ou Passeio completo

É um traje mais formal e tem que ser necessariamente terno (ou costume) padrão escuro, seje de dia ou à noite. O risca-de-giz está na moda. Se estver frio pode usar colete. Tanto o paletó como o colete devem permanecer abotoados, sempre deixando o último botão aberto (válido também para o colete).
Já as camisas obrigatoriamente sem botão no colarinho e podem ser com ou sem abotoaduras. PUnho duplo é opcional. Nada de usar a manga do paletó mais curta do que a camisa, pois ito é fora de moda. Deixe o lenço na lapela para os trajes à rigor. Cuidado com as gravatas, pois elas são peças-chave. Que sejam elegantes, com padronagens discretas ou sem estampas. 0 comprimento delas deve ficar na altura do cinto. Não se usa mais pregadores de gravatas. Quanto aos sapatos, prefira os de couro liso, clássicos, admitindo-se os modelos de amarrar. 0 solado dever ser de couro e fino.

obs.: Uma forma de diferenciar uma camisa esporte de uma social é ver a etiqueta de tamanho. Números como 2, 3 ou 4 significam que é esporte. As sociais têm os números como 39, 49 ou 4l. Cuidado com cores extravagantes e prefira os tons sóbrios. Brancas, azul claro e marfim são seguros. Para quem gosta, o preto está em alta e vai bem com uma gravata preta.

Quando usar: Jantares, coquetéis, óperas, comemorações e grandes eventos.

Esporte Fino ou Traje Passeio?

Mais caprichado doq ue o traje esporte, mas não tão sofisticado quando o social. Mesmo durante o dia não dispensa o blazer, com ou sem gravata. Se for de terno (mais aconselhável) pode utilizar cores mais claras. À noite vá te terno escuro. As camisas podem ter botão no colarinho e os sapatos podem ser de amarrar. Pode usar um modelo menos clássico e evite sapatos com brilho como os envernizados. Modelos com pesponto ou bico quadrado são uma opção moderna para fugir do estilo clássico sem perder a elegância. Com roupas claras, prefira os tons de marrom que combinam melhor, sem risco de comprometer o sue visual.

Pesquisas revelam que 6 entre 10 mulheres NÂO GOSTAM de camisas azul com colarinho branco. Elas também não gostam de monograma no bolso.

Quando usar: vernissages, almoços mais formais, conferências, teatro clássico e eventos que se iniciam no final da tarde.

Obs.: "Tennue de Ville" significa "roupa para a cidade".

Esporte

Esporte é esporte sempre, não tem nada a ver com fino, mas sem em ser adequado `situação. Para praticar esporte entende-se: short, camiseta e tênis. Em uma ocasião mais social use: calça esporte (aceita-se jeans em bom estado, claro), camisa (sem gravata) e sapato esporte.

O visual esporte é sempre mais descontraído, mas deve primar pelo bom gosto.

Pode se usar ainda, uma camisa pólo ou esporte e uma calça cáqui ou jeans. O traje esporte geralmente é usado em festa diurnas como almoços. Só não pode, para ninguém, roupa de jogging (abrigo foi feito só para praticar esportes).


Fonte: Closet, MinhaVida

Vá para Postar um comentário e marque sua presença neste Site.

Nenhum comentário: