domingo, 3 de fevereiro de 2008

Andropausa: é o termo criado para definir, por analogia, a diminuição da função sexual masculina, portanto seria a menopausa do homem.

A diferença fundamental entre andropausa e menopausa é o fato de que a menopausa atinge todas as mulheres após uma certa idade, enquanto a andropausa atinge apenas uma reduzida parcela dos homens.

É a ausência do hormônio sexual masculino é conhecido pelo nome de testosterona que é responsável pelos caracteres que identificam o homem: voz, barba, pelos, musculatura e pomo de Adão dentre outras.

Avaliação

Ocorre a partir da faixa etária dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e conseqüente queda da produção de testosterona (hormônio sexual masculino).

Para checar o possível quadro de andropausa, devem ser feitos testes de sangue, que medem o índice de testosterona livre e total, o nível de prolactina, que, se elevado, reduz a testosterona, podendo iniciar um processo de osteoporose, fraqueza muscular, aumento da massa gorda e dificuldades de ereção. Testes de ereção devem ser feitos por um urologista e deve ser medida a densidade óssea ( densiometria óssea)

Fonte: Wikipédia


Vá para Postar um comentário e marque sua presença neste Site.

Nenhum comentário: