segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Ana Paula Oliveira na Playboy / Making of

Ana Paula Oliveira



DESCRIÇÃO:
Making of da bandeirinha Ana Paula Oliveira para a revista Playboy.

Ana Paula Oliveira (Hortolândia, 26 de maio de 1978) é uma auxiliar de arbitragem de futebol brasileira.

Biografia

Ana é técnica em Administração e moradora de Campinas, além de assistente de arbitragem de futebol desde 1999. Sua paixão pela profissão começou aos quatorze anos de idade, quando acompanhava o pai, árbitro amador, em alguns torneios na região de Hortolândia, cidade da região metropolitana de Campinas. A jovem Ana Paula auxiliava o pai como mesária, anotando as ocorrências e os cartões na súmula. "Quatro anos depois, os jogadores pediam para que eu auxiliasse meu pai. Foi uma brincadeira que acabou dando certo", lembra Ana, que sonhava em se tornar uma jogadora de vôlei.

Segundo ela mesma, Ana Paula sobressai pelos sentidos aguçados. Ela não se limita à visão para tomar suas decisões. A capacidade de escutar o som provocado pelo chute na bola, no momento do passe, permite-lhe concentrar sua atenção nos jogadores da frente, que recebem o lançamento. "Como consigo usar bem a audição, normalmente não me preocupo em olhar de onde a bola está partindo", conta ela.

Na verdade, segundo Arnaldo Cezar Coelho, comentarista esportivo da Rede Globo, a mulher tem uma visão periférica melhor, enquanto o homem enxerga mais a longa distância – fato já comprovado através de pesquisas feitas por grandes oftalmologistas. Assim, a mulher leva vantagem na função mais importante do assistente, que é marcar o impedimento. "Daí eu ter dito que se ainda apitasse preferiria ter mulheres como minhas assistentes".

A bandeirinha ficou famosa por ser uma das primeiras auxiliares a atuar na Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e por sua beleza. Seu trabalho nos gramados rendeu a possibilidade de realizar palestras para grupos femininos e estudantes e a possibilidade de participar de inúmeros programas de televisão.

Ana Paula Oliveira começou a carreira em 1998, e, já em 2001, participou do seu primeiro jogo na Série A-1 do Campeonato Paulista. Após um próspero início de carreira (foi o grande destaque na vitória do Corinthians diante do São Paulo, por 3 a 2, na grande final do Campeonato Paulista de 2003), alguns erros levaram a bandeirinha a entrar em decadência.

Os erros mais famosos foram a anulação de um gol do Corinthians num jogo com o Palmeiras em 2006 pelo Brasileirão[2]; um gol mal anulado e outro mal confirmado a favor do Santos num clássico com o São Paulo em 2007[3]; e dois gols anulados do Botafogo num jogo contra o Figueirense pela semifinal da Copa do Brasil de 2007[4], o que causou a eliminação do time carioca da competição.

Com os erros cometidos no jogo do Botafogo, Ana Paula Oliveira acabou sendo rebaixada pela Confederação Brasileira de Futebol e pela Federação Paulista de Futebol para apitar partidas da Quarta Divisão[5] do Campeonato Paulista. Resolveu, também, aproveitando o momento em que caía o índice de trabalho e aumentava o interesse do público, posar nua para a revista Playboy[6] do Brasil. Ana Paula fez uma das fotos mais polêmicas da história da revista. Esse fato fez com que ela fosse excluída do quadro internacional de árbitros da FIFA[7]. Recentemente, foi reprovada[8] no teste físico da CBF e suspensa preventivamente por quarenta e cinco dias.


Vá para Postar um comentário e marque sua presença neste Site.

Nenhum comentário: