domingo, 3 de fevereiro de 2008

Calvície: é uma forma de alopécia caracterizada por uma gradual e progressiva perda de cabelos.

Alopécia é a redução parcial ou total de pêlos ou cabelos em uma determinada área de pele. Ela apresenta várias causas, podendo ter uma evolução progressiva, resolução espontânea ou controlada com tratamento médico. Quando afeta todo os pêlos do corpo, é chamada de alopécia universal. Suas causas são:

* Congênita: ligada a fatores hereditários, com ausência total ou parcial desde o nascimento
* Traumática: que tem origem em contusões ou lesões do couro cabeludo
* Neurótica: também chamada de tricotilomania, onde o indivíduo "arranca" mechas de cabelos conscientemente ou não.
* Secundária: que aparece após algum distúrbio interno dos órgãos, doenças, infecções, medicamentos como a quimioterapia.
* Seborréica: a dermatite seborrêica do couro cabeludo é um distúrbio muito comum, onde pode ser observado escamação, coceira e eritema. Contudo, é uma doença que raramente determina uma redução significativa dos cabelos.
* Eflúvio: também chamada de deflúvio, é a causa mais comum de perda de cabelos entre as mulheres. Consiste na quebra harmoniosa do ciclo de vida capilar, tendo várias causas. Normalmente, responde bem aos tratamentos médicos.
* Androgenético: é a causa mais frequente de alopecia entre homens, mas também afeta mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.
* Emocional: relacionada especialmente a fatores emocionais, a alopecia areata é caracterizada pela perda rápida, parcial ou total de pêlos em uma ou mais áreas do couro cabeludo ou ainda em áreas como barba, sobrancelhas, púbis, etc. O renascimento dos pêlos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses. Em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal).

Tratamento

O primeiro passo no tratamento da alopécia é definir qual a sua causa. Existem diversas modalidades médicas no manejo, a saber: soluções capilares, mesoterapia, implante capilar, vitaminas e xampus especiais.

O ator Patrick Stewart é um célebre calvo





Quem sofre de calvície, certamente, já tentou os mais mirabolantes truques e tratamentos para solucionar, ou ainda, amenizar o problema. No entanto, colocar anticoncepcionais nos frascos de xampu não vai fazer com que os fios deixem de cair.

A calvície atinge, na maioria das vezes, os homens. Porém, muitas mulheres também apresentam queda acentuada dos fios.

A dermatologista Cristine Carvalho explica que o problema, em 90% dos casos masculinos, tem causas genéticas e hereditárias. Os outros 10% estão relacionados a alterações hormonais, anemia ou causas adquiridas. Já nas mulheres, a maioria dos casos é devido às causas adquiridas, como, por exemplo, excesso de produtos químicos nos cabelos ou hábito de prender os fios molhados.

Cristine explica que se a calvície for causada por herança genética, começa a se manifestar por volta dos 21 anos, nos homens e dos 45 a 50, nas mulheres. Já se a causa for adquirida, vai depender de quando a pessoa começou a ter hábitos errados.

Para verificar se a queda de fios já é um sinal de calvície é preciso fazer um exame dermatológico. "Só a partir de um exame clínico é possível saber se a pessoa terá problemas de calvície", afirma a dermatologista.

Usados individualmente até pouco tempo, a intradermoterapia e o finasteride estão sendo associados e usados como um único tratamento. Cristine é categórica ao dizer que "é a melhor opção para reverter o problema".

O tratamento previne a calvície total, mas se ela já estiver instalada não é possível reverter a situação (nestes casos, somente o micro-transplante pode resolver). "O processo de crescimento dos cabelos é divido em três fases: nascimento, latência e queda. Este tratamento é voltado para a primeira fase, já que estimula o nascimento e crescimento dos fios", explica a dermatologista.

Enquanto o finasteride inibe a produção da enzima que causa a queda, a intradermoterapia estimula o funcionamento do folículo que faz o pêlo crescer.

A pessoa que se submeter ao tratamento deverá tomar comprimidos diários de finasteride e fazer aplicações semanais de uma mistura de vitaminas (complexo B, vitamina E, C e A) durante três meses. Depois disso vem a fase de manutenção, que no início, é feita de 15 em 15 dias, passando para um mês e assim por diante. O valor de cada sessão varia em torno de R$150.

Cristine afirma que a maioria das pessoas que procura o tratamento é homem. No entanto, a diferença não é tão gritante, já que a porcentagem dos casos é, em média, 60% de homens e 40% de mulheres.

Assim como o ator Odilon Wagner




Fonte:
Wikipédia e Rev. Minha Vida

Vá para Postar um comentário e marque sua presença neste Site.

Um comentário:

implante capilar disse...

Parabéns pelo blog, saúde.Você muitas informações poderia escrever algo sobre o implante de cabelo.